Procurações

Procuração – Informações e Documentação

O QUE SÃO?

A procuração é um contrato por meio do qual uma pessoa autoriza outra pessoa a fazer em nome dela determinadas ações. Pode ser feita tanto por pessoa física quanto jurídica. Quem determina quais ações poderão ser feitas e os limites dessas ações é quem está passando a procuração. Quem recebe a procuração pode apenas praticar os atos e ações predeterminados na procuração, nada além disso.

A procuração é, um instrumento extremamente útil para uma série de situações: pessoas que irão para o exterior ou estarão longe de familiares, compradores ou vendedores de imóveis no momento de assinatura de escrituras ou contratos, representação em inventários, venda de veículos ou cotas de consórcio etc. Mas justamente por possibilitar uma flexibilidade e aplicabilidade muito variada, requer dois cuidados principais (i) delimitação precisa e exata dos poderes e ações que o procurador poderá realizar e (ii) confiança no procurador escolhido para lhe representar.

Como o procurador (quem recebe a procuração) poderá praticar atos e ações em seu nome é de fundamental importância que quem passará a procuração tenha total confiança na pessoa do procurador, pois um procurador com más intenções poderá prejudicar e lesar consideravelmente os interesses e patrimônio de quem passou a procuração.

Caso você não tenha mais confiança na pessoa do procurador você deve tão logo possível cancelar a procuração passada a essa pessoa. Este cancelamento é chamado de revogação da procuração, evitando assim que maiores danos possam ocorrer.

QUAIS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS?

RG ou CNH ou PASSAPORTE, original, de quem irá passar a procuração. Dados como CPF, profissão, RG ou CNH, nacionalidade, estado civil e endereço tanto de quem passará quanto de quem receberá a procuração. Dependendo do tipo de procuração, outros dados podem ser necessário (descrição completa do imóvel, cópia do CRLV para venda de veículo etc)

QUAL O PREÇO?

Aproximadamente R$ 248,48.


QUAL O PRAZO?

  • Procuração com agendamento online prévio: 5-10 minutos
  • Procuração sem agendamento online prévio: 25-40 minutos

Para a marcação de sua procuração de forma online/virtual clique aqui.

Caso prefira, poderá comparecer pessoalmente no Cartório e fazer a procuração na hora.